segunda-feira, 19 de abril de 2010

Primavera tardia

A Primavera teima em não aparecer
até finge estar do nosso lado, mas num modo desajeitado


Porque tardas em chegar, Primavera ?

Quando tornar a chegar a Primavera
Talvez já não lhe sorria como o fiz outrora
Porque ela tarda e teima em não chegar
E eu já estou a quase desesperar
Porque aqui me encontro
Sem sol e sem calor
Sem as tuas flores e teus perfumes
Aqui neste lugar que se chama terra
Por tardas em chegar Primavera?
Já não sei viver
Sem tua alegria e sem a poesia
que provocas nos pássaros a chilrear
e nas gaivotas a brincar
à beira deste nosso mar
Por tardas em chegar, Primavera ?
Já me encontro há muito tempo à tua espera
Aqui neste canto, num campo de trigo,
sem papoilas, sem malmequeres
E até gostava agora de poder pensar
Que a Primavera é alguém
A quem chamo amiga de verdade,
que não me julga, mem reprova
Com quem posso sorrir , brincar
e sentir teus cheiros, teus perfumes de rosas ,
ouvir o teu sussurrar e ver a tua cor Primavera!
Porque tardas em chegar, Primavera ?
Já vi algumas das tuas flores e folhas verdes.
mas tristes e quase sem cor
Hoje tudo é igual a ontem, nada me pareceu mudar
Mas nesta vida nem a Primavera se repete ...

Porque teimas em chegar, Primavera ?
Lucia Vieira
19/04/2010

2 comentários:

Anabela disse...

Ao ler o seu poema, identifiquei-me de imediato com este sentimento de espera. Sou Educadora de Infância e tenhos trabalhado este tema aos poucos, pois não faz sentido trabalhar a Primavera se o tempo que se faz sentir é de Inverno ou de Verão. Peço autorização para colocar este poema no Blog da nossa sala, como introdução ao tema Primavera.
Gosto muito de ler os seus textos pois revelam muito bem a sua paixão pela Educação.

ostagarelasdaquinta disse...

Obrigada Anabela pelas suas simpáticas palavras.
Desejo-lhe os mais belos momentos no acto nobre, o do seu educar .
Lúcia Vieira