quinta-feira, 12 de março de 2009

Escrever um poema em forma de diamante...

A Carla Cunha é a professora de Ingês das AEC, na minha escola e vai ficar no lugar da Catarina para a Maria Inês poder nascer tranquilamente no início de Abril. Ela é muito carinhosa e simpática.É mais uma cá das minhas!
Gosta de partilhar...
Hoje,ela descobriu que eu gosto de escrever textos poéticos. Então,ensinou-me uma maneira rápida e simples de fazer poemas...de cinco linhas.. diz que foi a professora dela que lhe ensinou...(a Carla está a fazer uma pós- graduação)
Ela também gosta de escrever. Deixo-vos este desafio...

Escrevam:

__________ (um nome próprio)

______ _______ (dois adjectivos)

_______ _______ _____ (três formas verbais)

_______ _______ (dois advérbios)

_____________ (sinónimo afectivo do nome próprio do topo)

Depois,escreva expressões de ligação e quando tiver terminado o seu poema estará lindo e terá aproximadamente a forma de uma face de um diamante (O esquema forma dois triângulos unidos pelo lado maior. Se unir os pontos exteriores a sua forma srá ...)
Se pretender partilhar o seu poema edite -o no espaço reservado ao comentário para depois eu lho publicar aqui... que não vos falte a inspiração...

1 comentário:

Anónimo disse...

Primavera
Fresca Perfumada
Anima Revigora Encanta
Hoje Amanhã
Renascimento

Spring
Fresh Perfumed
Encourages Revigorates Charms
Today Tomorrow
Rebirth

Poemas de cinco linhas (cinquain) em forma de diamante, muitos outros formatos visuais podem ser criados ... ou não fosse a poesia uma forma de arte.

Boa ideias levam assim a bons momentos, para miúdos e graúdos.